jueves, junio 24, 2010

Web 2.0 Guru: repositorio de herramientas 2.0 para la enseñanza

Web 2.0 Guru es un wiki recopilatorio de herramientas web 2.0 para los profesores del siglo XXI. En el apartado Recursos recopila, por categorías, una amplísima lista de sitios de un gran interés para integrar las TIC en el quehacer diario del aula.


Un sitio  muy recomendable y además con regalo incluido ya que podemos descargar e instalar en nuestro navegador su propia barra de herramientas para estar al corriente de todas las actualizaciones del wiki.



1 comentario:

  1. AMBIENTES COLABORATIVOS web 2.0

    O ambiente colaborativo WEB 2.0 de redes sociais, tem sido um dos novos pilares dentro dos ambientes de ensino-aprendizagem virtual, pois permite a troca de informações e o diálogo discussão entre todos os envolvidos no processo interativo. Dependendo do projeto naturalmente, a plataforma educacional integra aplicativos de comunicação diferentes e interpessoais, que podem ser classificados de acordo com os critérios de concorrência no tempo “síncrono=em tempo real” (áudio / vídeo conferência, espaços virtuais, chat, etc.) e e-mail já o método “assíncrono= em que os alunos precisam realizar o auto-estudo, podem dizer uma ação da Heutagogia” (Fóruns de discussão, etc.) sem intervenção em tempo real é nesse método que já se tornou uma tradição nos cursos EaD. A aprendizagem colaborativa Web 2.0 de redes sociais por meio de uma plataforma de aprendizagem facilita a colaboração entre os alunos através de diferentes aplicativos para compartilhar informações, trabalhar com documentos comuns, a resolução de problemas e tomada de decisão, etc. Assim, este tipo de aprendizagem em um mundo globalizado, envolve os grupos de diferentes saberes, classes e culturas a participarem de discussões e desenvolver propostas, resolver problemas, assumir responsabilidades individuais, tarefas de desenvolvimento, discutir idéias e encontrar soluções para os diversos aportes do ensino-aprendizagem bem como defender idéias, posições e propostas, para modificar uma ou mais posições, aceitar e integrar as idéias dos outros, pedir a outras pessoas para explicar e esclarecer em fóruns sociais do tipo Web 2.0.


    Sugestões de leitura:
    (1)Collaborative Virtual Environments to Support Communication and Community in Internet-Based Distance Education: informingscience.org/jite/documents/Vol1/v1n3p201-211.pdf

    (2)Collaborative Technologies in International Distance Education people.csail.mit.edu/umar/publications/Anderson-CSCWD.pdf

    (3) A Virtual Environment for Distance Education and Training:
    research.uni-sofia.bg/jspui/bitstream/10506/119/1/VIENA2.pdf

    ResponderEliminar